Como trocar a fechadura e a maçaneta?

.autocad-projeto-prefeitura

Para a pessoa que vai entrar a primeira vez em uma casa, uma das coisas mais reparadas é, certamente, a maçaneta, afinal, é seu primeiro contato direto. Elas dão um visual todo diferente para uma porta e também tem um papel fundamental na segurança. Devem garantir que, quando trancada, não será ultrapassada.

Trocar-fechadura-15

Mas e se ela estragar, como trocar? A maioria das pessoas não sabe, e acaba sendo submetido a uma noite de medo até que alguém que saiba venha até sua residência trocar. E não há nenhuma necessidade disso, porque é muito simples trocar, e ensinaremos agora:

 

Primeira coisa que deve fazer é verificar se tem todos os materiais necessários para a troca: Jogo de fechadura e maçaneta que substituirá o antigo, trena, broca, chave phillips, chave de fenda, formão, grosa, martelinho, serra copo, furadeira e chave allen. Não se assuste, pois a maioria é para precaução e pode ser que nem sejam utilizados.

Trocar-fechadura-02

Passo 1: Medir a distância da beirada da porta ao centro da fechadura antiga. Você deve saber esse dado, inclusive, para comprar uma fechadura nova.

Trocar-fechadura-03

Passo 2: Pegue um martelo e uma ferramenta pontuda e longa e coloque-o na base inferior do prego que pende a maçaneta. Tire-o e desmonte-a.

Trocar-fechadura-04

Passo 3: Com uma chave Phillips, desparafuse a “chapa testa” da fechadura e retire-a.

Trocar-fechadura-05

Passo 4: Desparafuse o restante e retire o miolo, chamado cilindro, e depois retire a fechadura em si, chamada de máquina.

Trocar-fechadura-06

Passo 5: Remova os acabamentos, tanto da fechadura quanto da maçaneta.

autocad-pacote-premium

Trocar-fechadura-07

Passo 6: Agora você instalará a nova fechadura. Para isso, fará o processo contrário da retirada da antiga. Inicie encaixando os acabamentos e parafusando-os.

Trocar-fechadura-08

Passo 7: Encaixe a máquina da fechadura na porta. Se ela não tiver se encaixando no antigo, use a “grosa” para ajeitar o vão. Se mesmo assim não funcionar, pode utilizar a furadeira com a serra copo.

Trocar-fechadura-09

Passo 8: Posicione o cilindro no seu vão, e se precisar acertar, use novamente a grosa.

Trocar-fechadura-10

Passo 9: Parafuse-o na lateral da porta, e logo em seguida coloque a “chapa testa”.

Trocar-fechadura-11

Passo 10: Encaixe o eixo da maçaneta em um dos lados e force o encaixe, utilizando a chave allen.

Trocar-fechadura-12

Passo 11: Coloque a maçaneta na fechadura e encaixe a segunda parte no encaixe. Utilize novamente a chave ellen para apertar, ou coloque o pino que trava, caso seja um modelo um pouco mais antigo.

Trocar-fechadura-13

Passo 12: Troque a contra chapa do novo conjunto, e se necessário faça ajustes.

Trocar-fechadura-14

Pronto, sua nova fechadura está pronta para ser usada.

Trocar-fechadura-15

 

 

Fonte: UOL;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

autocad-projeto-arquitetonico

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.