Tipos de Fundação – Brocas.

São estacas de fundação executadas sem molde e da maneira “in loco” que desempenha função estrutural. É necessária a perfuração do terreno que poderá ser feita de maneira manual  ou automática, sempre com o auxílio do equipamento chamado de trado. O furo, após os procedimentos necessários, será preenchido com concreto.

brocas fundação

Todas as dimensões da perfuração da broca variam de acordo com as necessidades e serão todas determinadas por um calculista, sendo que elas terão que aparecer no projeto. Todas as especificações necessárias serão de acordo com o que consta na norma NBR 6118/80.

O primeiro passo para a execução e levantamento das brocas é a locação. Os pontos nos quais serão feitos os vãos serão demarcados e constarão em gabarito para que saiba exatamente onde colocar. Após a locação faz-se a perfuração com o auxílio do trado até a profundidade prevista em projeto. Após atingir a profundidade, é necessário limpar o fundo da perfuração completamente, tirando resquícios de terra e qualquer tipo de lama ou água que estejam no fundo. Após a limpeza, despeja-se o concreto com a ajuda de um funil. Após a concretagem do vão, prepara-se a armadura, que deverá ser feita tanto transversal quando longitudinalmente, prolongando a armadura até o bloco de coroamento.

brocas para fundacao

Loja Construir

A recomendação para brocas de concreto é de um diâmetro que esteja entre 20 e 40 cm e o espaçamento entre as estacas deve ser, também no mínimo, três vezes o diâmetro da broca. Para erros na localização, tem um máximo de tolerância sem que haja necessidade de manutenção. Até 1% de desvio, pode deixar da maneira como está. Acima disso já é necessário um cuidado especial para que seja modificado.

É necessário também um teste de carga nas estacas, que deverão ser no mínimo 2 pela empresa contratada para o serviço. Após todos os passos feitos, deve ser produzido um relatório que deve conter alguns dados específicos que ficarão dentro do projeto para futuras consultas. O relatório deve conter as seguintes informações: “Comprimento real, abaixo do arrasamento, de todas as estacas; Características dos equipamentos de perfuração; Desvios de locação; Qualidade dos materiais usados; Consumo dos materiais por estaca e comparação, trecho a trecho, do consumo real em comparação do teórico; Anormalidades de execução; Anotação rigorosa dos horários de início e fim da escavação; Anotação rigorosa dos horários de início e fim de cada etapa da concretagem;”.

Brocas para Fundação

 

Fonte: Obras civis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.