Shigeru Ban, Vencedor do Pritzker 2014, deve fazer projetos no Brasil com madeira apreendida pelo Ibama.

.autocad-projeto-prefeitura

Shigeru Ban é um renomado arquiteto japonês que venceu, inclusive, o Prêmio Pritzker do ano de 2014. Em breve ele deve estar lançando no Brasil uma série de projetos utilizando madeira apreendida.

O arquiteto é  muito conhecido por suas técnicas de utilização de tubos de papel, tecido e bambu para construção de projetos. Um exemplo é a construção de abrigos e escolas na Ásia, especificamente em locais devastados pelos desastres naturais (tsunamis e terremotos).

Sua relação com o Brasil iniciou-se em 2012, quando veio participar da conferência Rio+20 e aproveitou a viagem para conhecer a amazônia e ver quão rica culturalmente ela é.

shingeru-ban

Um desses projetos que serão feitos por aqui é em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e será basicamente a construção de postos para visitantes em dois locais: O Parque de Anavilhanas, no estado do Amazonas, e no Parque Nacional da Amazônia, que fica localizado no Pará. Projetos posteriores serão para a criação de escolas em regiões carentes e torres de observação.

autocad-projeto-arquitetonico

shigeru-ban-1

Um dos projetos em madeira feito pelo arquiteto.

Mesmo sem confirmação oficial do Ministério do Meio Ambiente e nem mesmo da assessoria do Arquiteto, a informação trazida é que que a madeira utilizada será a que é apreendida pelo Ibama na amazônia, cortada ilegalmente. Apenas no ano de 2013 mais de 200 mil m² de madeira foram apreendidos. Normalmente essa madeira seria leiloada, mas, de acordo com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, desde 2011 procura-se soluções para um fim melhor. Somente o que foi recolhido no último ano seria o suficiente para construir 15 mil casas de dois quartos, feitas no molde das casas amazônicas.

Madeira apreendida pelo Ibama

Madeira apreendida pelo Ibama

No mês de setembro o arquiteto deve estar no Brasil para visitar o Jardim Botânico do Rio, que está em processo de reforma, e novamente visitaria a Amazônia, foco de seus trabalhos por aqui.

 

Fonte: aU 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
revit modelagem básica

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.