Seis obras de infraestrutura atrasadas do PAC causam prejuAi??zo bilionA?rio aos cofres pA?blicos!

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O Programa de AceleraAi??A?o do Crescimento (PAC) foi implantado no ano de 2007, na Ai??poca do segundo mandato do presidente Lula, e tinha o objetivo principal de trazer crescimento e desenvolvimento ao Brasil com vA?rias obras de infraestrutura, todas bancadas exclusivamente pelo Governo Federal, recursos pA?blicos.

Como tudo no Brasil, o atraso nas obras tem sido um grande agravante no processo de construAi??A?o e estA? superfaturando todos esses projetos. Ao todo, seis obras estA?o extremamente atrasadas, e somente o prejuAi??zo delas jA? ultrapassa R$ 28 bilhAi??es!!! De rodovias a aeroportos, as obras estA?o todas com grandes falhas de planejamento e execuAi??A?o, resultando nesses vA?rios problemas.

As obras que foram citadas sA?o a construAi??A?o das linhas de transmissA?o que interliga a HidrelAi??trica do Rio Madeira ao sistema nacional de transmissA?o, o projeto de transposiAi??A?o do Rio SA?o Francisco, a ferrovia Oeste-Leste, que estA? sendo construAi??da na Bahia, o projeto sanitA?rio da bacia do CocA?, em Fortaleza, o Aeroporto de VitA?ria, capital do Espirito Santo, e a construAi??A?o do trecho da BR-101 no territA?rio de Santa Catarina.

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SA?o obras realmente grandes, mas o prejuAi??zo maior concentra-se em uma, a transposiAi??A?o do Rio SA?o Francisco. AlAi??m de todos os problemas que a envolveram antes ainda de iniciar a construAi??A?o, jA? estA? estimado um prejuAi??zo de 16,7 bilhAi??es de reais, somente nela.

VocA? jA? pensou para pensar no que seria possAi??vel construir com todo esse dinheiro que serA? gasto somente com multas e resoluAi??A?o de problemas fora do orAi??amento inicial? Daria para construir cerca de 466 MIL casas populares. Isso nA?o faz sentido! AlAi??m de tudo, esse valor sA? tende a aumentar.

Obra da BR-101 em Santa Catarina.

Obra da BR-101 em Santa Catarina.

AAi??ConfederaAi??A?o Nacional da IndA?stria (CNI) foi quem percebeu esse atraso e fez o levantamento dos custos, esse que serA? entregue aos candidatos Ai?? PresidA?ncia da RepA?blica para o prA?ximo ano, e, durante um encontro que a prA?pria CNI promoverA?, serA? feito um debate entre eles, para apresentaAi??A?o de propostas para a continuidade desses projetos e de vA?rios outros. Ao todo serA?o entregues, de dez A?reas diferentes, 43 projetos. Desses, 9 sA?o de infraestrutura.

Obra do Aeroporto de VitA?ria- ES

Obra do Aeroporto de VitA?ria- ES

E de onde Ai?? que saem todos esses prazos perdidos e tanto atraso? Ai?? uma coisa contAi??nua, que tem inAi??cio na pAi??ssima qualidade dos projetos. Houve tambAi??m uma grande dificuldade de obtenAi??A?o das licenAi??as ambientais por conta de toda burocracia e tambAi??m demorou-se muito para fazer as desapropriaAi??Ai??es. Os projetos tem sido comandados por pessoas despreparadas, sem experiA?ncia, que acabam gerando uma sAi??rie de problemas desnecessA?rios. MA? gestA?o tem sido um fator determinante.

Projeto para esgotamento da Bacia do CocA?.

Projeto para esgotamento da Bacia do CocA?.

A CNI apresenta algumas propostas para a reduAi??A?o desse custo elevado do atraso em obras de infraestrutura, e um desses Ai?? o aumento de mecanismos alternativos, como parceria pA?blico-privadas. Por mais que a populaAi??A?o nA?o goste muito, Ai?? uma das maneiras mais eficientes de garantir o mAi??nimo andamento das obras. HA? tambAi??m a possibilidade de colocar integralmente na mA?o de uma construtora o projeto de construAi??A?o. Por acontecer mais rA?pido sem que envolva processo de licitaAi??A?o, os custos sA?o menores.

O levantamento tambAi??m indicou nA?meros preocupantes e revoltantes para o povo brasileiro. O recomendado para investir em obras de infraestrutura do paAi??s Ai?? de 5% do PIB total, mas no Brasil, atualmente, esse valor passa perto dos 2,3%.

 

Fontes: PAC, ConstruAi??A?o e Mercado;

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Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.