Seis obras de infraestrutura atrasadas do PAC causam prejuA�zo bilionA?rio aos cofres pA?blicos!

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O Programa de AceleraA�A?o do Crescimento (PAC) foi implantado no ano de 2007, na A�poca do segundo mandato do presidente Lula, e tinha o objetivo principal de trazer crescimento e desenvolvimento ao Brasil com vA?rias obras de infraestrutura, todas bancadas exclusivamente pelo Governo Federal, recursos pA?blicos.

Como tudo no Brasil, o atraso nas obras tem sido um grande agravante no processo de construA�A?o e estA? superfaturando todos esses projetos. Ao todo, seis obras estA?o extremamente atrasadas, e somente o prejuA�zo delas jA? ultrapassa R$ 28 bilhA�es!!! De rodovias a aeroportos, as obras estA?o todas com grandes falhas de planejamento e execuA�A?o, resultando nesses vA?rios problemas.

As obras que foram citadas sA?o a construA�A?o das linhas de transmissA?o que interliga a HidrelA�trica do Rio Madeira ao sistema nacional de transmissA?o, o projeto de transposiA�A?o do Rio SA?o Francisco, a ferrovia Oeste-Leste, que estA? sendo construA�da na Bahia, o projeto sanitA?rio da bacia do CocA?, em Fortaleza, o Aeroporto de VitA?ria, capital do Espirito Santo, e a construA�A?o do trecho da BR-101 no territA?rio de Santa Catarina.

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SA?o obras realmente grandes, mas o prejuA�zo maior concentra-se em uma, a transposiA�A?o do Rio SA?o Francisco. AlA�m de todos os problemas que a envolveram antes ainda de iniciar a construA�A?o, jA? estA? estimado um prejuA�zo de 16,7 bilhA�es de reais, somente nela.

VocA? jA? pensou para pensar no que seria possA�vel construir com todo esse dinheiro que serA? gasto somente com multas e resoluA�A?o de problemas fora do orA�amento inicial? Daria para construir cerca de 466 MIL casas populares. Isso nA?o faz sentido! AlA�m de tudo, esse valor sA? tende a aumentar.

Obra da BR-101 em Santa Catarina.

Obra da BR-101 em Santa Catarina.

AA�ConfederaA�A?o Nacional da IndA?stria (CNI) foi quem percebeu esse atraso e fez o levantamento dos custos, esse que serA? entregue aos candidatos A� PresidA?ncia da RepA?blica para o prA?ximo ano, e, durante um encontro que a prA?pria CNI promoverA?, serA? feito um debate entre eles, para apresentaA�A?o de propostas para a continuidade desses projetos e de vA?rios outros. Ao todo serA?o entregues, de dez A?reas diferentes, 43 projetos. Desses, 9 sA?o de infraestrutura.

Obra do Aeroporto de VitA?ria- ES

Obra do Aeroporto de VitA?ria- ES

E de onde A� que saem todos esses prazos perdidos e tanto atraso? A� uma coisa contA�nua, que tem inA�cio na pA�ssima qualidade dos projetos. Houve tambA�m uma grande dificuldade de obtenA�A?o das licenA�as ambientais por conta de toda burocracia e tambA�m demorou-se muito para fazer as desapropriaA�A�es. Os projetos tem sido comandados por pessoas despreparadas, sem experiA?ncia, que acabam gerando uma sA�rie de problemas desnecessA?rios. MA? gestA?o tem sido um fator determinante.

Projeto para esgotamento da Bacia do CocA?.

Projeto para esgotamento da Bacia do CocA?.

A CNI apresenta algumas propostas para a reduA�A?o desse custo elevado do atraso em obras de infraestrutura, e um desses A� o aumento de mecanismos alternativos, como parceria pA?blico-privadas. Por mais que a populaA�A?o nA?o goste muito, A� uma das maneiras mais eficientes de garantir o mA�nimo andamento das obras. HA? tambA�m a possibilidade de colocar integralmente na mA?o de uma construtora o projeto de construA�A?o. Por acontecer mais rA?pido sem que envolva processo de licitaA�A?o, os custos sA?o menores.

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O levantamento tambA�m indicou nA?meros preocupantes e revoltantes para o povo brasileiro. O recomendado para investir em obras de infraestrutura do paA�s A� de 5% do PIB total, mas no Brasil, atualmente, esse valor passa perto dos 2,3%.

 

Fontes: PAC, ConstruA�A?o e Mercado;

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Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.