Seis dicas para aumentar a produtividade em um Home Office!

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É cada vez mais normal que as pessoas invistam em escritórios em casa, para trabalhar em seu próprio conforto, que são conhecidos como Home Office. No brasil é crescente e de acordo com o IBGE, em 2010 havia mais de 30 milhões de brasileiros recorrendo a esse recurso para fazer o que gostam ou o que sabem para viver. No que o trânsito piora e que as famílias enfraquecem os laços pela importância do trabalho, estar num cômodo de casa por ser bem melhor do que ir até um escritório.

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Marina Sell Brik é especialista e faz consultoria em home office e, além de coautora do site GoHome, escreveu o livro “As 100 Dicas do Home Office”, publicado pela Editora AB. Ela afirma que o trabalho em casa é muito vantajoso para quem faz e, de acordo com uma pequisa realizada pela Telework Research Network, gera uma produção 20% melhor do que em um escritório. E porque? Brik afirma que o trabalho é prejudicado por colegas, telefonemas, reuniões desnecessárias e também por várias outras coisas que nem imaginamos no nosso dia a dia.

 

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Como então aproveitar a oportunidade do conforto de nossa casa, do home office, e aumentar a nossa produtividade? Confira seis dicas para isso!

 

DICA 1 – TRABALHE NAQUELE HORÁRIO EM QUE SE SENTE MAIS DISPOSTO.

 

Você precisa aproveitar a maleabilidade em seu horário e disciplinar o início e o fim do trabalho de forma que escolha quando sua produtividade será maior. Andrea Piscitelli é consultora da área e afirma que “ser produtivo é entender quando estou mais disposto. Se eu me conheço bem e sei que produzo melhor à tarde, posso me dar ao luxo de flexibilizar meu horário e aproveitar as melhores horas do meu organismo”.

 

É necessário entender também que é muito bom ter essa maleabilidade no horário, mas o melhor a se fazer e ter um horário fixo para realizar seus trabalhos diários. É bom para ter uma rotina e facilitar seus contato com os clientes, afinal, é difícil fazer negócios se ninguém sabe qual a hora em que você estará trabalhando, seja um possível comprador, um fornecedor, seus próprios colegas de trabalho, etc. Mas é claro que isso não impede que você dê uma saída para visitar um médico ou para buscar seu filho na escola, por exemplo.

 

DICA 2: NÃO COMECE A FAZER O TRABALHO QUE VOCÊ CONSIDERE O MAIS FÁCIL

 

Temos muitas obrigações no dia a dia, e a maioria das pessoas, principalmente quando está trabalhando em casa, prefere fazer o mais simples primeiro. Mas o que é mais importante, afinal? Qual a prioridade? Para e pense:  “Se eu fosse meu chefe, o que julgaria mais importante?!”. Assim será muito mais simples e você não se perderá dentro de suas próprias atividades.

 

 Uma outra dica para organizar e fazer o que é mais importante, segundo a especialista Claudia Klein, é não fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Esteja atento aos prazos para que possa fazer cada um de maneira calma e equilibrada, sem precisar se sobrepor e acabar precisando trabalhar mais do que deve para fazer uma entrega.

 

DICA 3: NÃO SE DEIXE ATRAPALHAR POR PROBLEMAS DOMÉSTICOS

 

Hora do trabalho é para trabalhar, então não deixe que vizinhos, filhos, funcionários ou o seu cachorro atrapalhem o andamento de uma atividade. Não é porque você está em casa que você está disponível. A dica de Mariana Brik é que o profissional estabeleça regras de convivência, como colocar códigos que indiquem que naquele momento você está trabalhando e precisa de silêncio, como uma faixa vermelha na cadeira ou na porta. No decorrer dos dias, semanas, meses, aquilo será tão natural que não perderá mais tempo com imprevistos do tipo.

 

DICA 4: EQUILIBRE SUA VIDA E A RELAÇÃO TRABALHO-LAZER-DESCANSO

 

De acordo com Claudia Klein, um dos motivos que causa a perde de eficiência é o acúmulo de estresse físico e emocional, por isso é importante fazer um equilíbrio de atividades, determinando as horas destinadas ao lazer, à família, à atividades físicas, e também ao trabalho, mas não deixe também que vire uma rotina, porque elas cansam e podem também fazer mal a você e a quem está no seu redor. Durma bem, vá à academia, brinque com os filhos e dê atenção ao marido, se tiver… é muito importante que saibam que é você que está trabalhando em casa, e não que estão todos vivendo no seu escritório.

 

DICA 5: ESTEJA ATENTO À JORNADA DE TRABALHO, E FAÇA PAUSAS REGULARES.

 

De acordo com Andre Piscitelli, o indicado é que haja uma quebra de ritmo para aumentar a produtividade, mas que você saiba se controlar, afinal, não há ninguém regulando se você está trabalhando ou não. O ideal é que seja feita uma pausa de 10 a 15 minutos a cada 1h30 de trabalho.

 

“O período de 1h30 é o tempo máximo para trabalhar concentrado sem desviar a atenção e é considerado o pico de produtividade. A tendência é que depois disso a eficiência diminua. Após a pausa, é possível reiniciar esse ciclo”, afirma Piscitelli. Não precisa parar e sair de casa por esse tempo, mas pode andar, ligar a TV, tirar um cochilo talvez, algo que quebre a sequência e te deixe respirar fora do trabalho.

 

DICA 6: PRESERVE E RESERVE UM ESPAÇO DESTINADO SOMENTE AO TRABALHO.

 

As casas são cada vez menores e nem sempre haverá um quarto disponível para montar um escritório, mas é importante que tenha um lugar fixo para trabalhar, organizado e que não interaja diretamente com a área de convívio. Coloque uma mesa em quarto que não vá ninguém durante o dia, por exemplo, ou reserve um cantinho da sala, virado para a parede, onde você tenha o máximo de privacidade. Um lugar desarrumado pode te deixar distraído e atrasar o processo de produção, e isso é péssimo para quem trabalha em casa e precisa de foco.

 

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Fonte: Uol

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Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.