Radier

autocad-pacote-premium

Imagine pisar num terreno de barro, muito mole, totalmente encharcado depois de uma chuva ; seu pé com certeza vai afundar. Agora coloque sobre esse terreno uma chapa de madeira e pise sobre ela. A chapa distribui os esforços provenientes do seu peso, impedindo-o de afundar. Dessa forma funciona o radier.

Ele é uma fundação rasa. As fundações têm a função de transmitir as cargas da estrutura da edificação ao terreno em que ela ser apoia. As fundações rasas Transmitem as cargas da edificação diretamente ao solo pela base da fundação e tem profundidade menor ou igual a 2,0m.

A escolha do tipo de fundação depende de alguns fatores como:

  • A carga da edificação;
  • Profundidade da camada resistente de solo;
  • Custo do método executivo, e
  • Prazo de execução.

O radier é muito utilizado para construção de casas térreas, esse tipo de fundação distribui a carga da edificação de maneira uniforme sobre o terreno. Podemos dizer que é uma placa de concreto onde vai ser descarregada toda a carga da edificação. Além de apoiar a casa, ele funciona como contrapiso e calçada. O radier só pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. Se o solo tiver 2 tipos de solo, eles podem se comportar de forma diferente e sua casa começar a ceder em uma parte.

revit modelagem básica

RadierRadierRadierradier

Ele é executado em concreto armado, uma vez que, além de esforços de compressão, devem resistir a momentos provenientes dos pilares diferencialmente carregados, e ocasionalmente a pressões do lençol freático (necessidade de armadura negativa). O fato do radier ser uma peça inteiriça pode lhe conferir uma alta rigidez, o que muitas vezes evita grandes recalques diferenciais (BRITO,1987). Uma outra vantagem é que a sua execução cria uma plataforma de trabalho para os serviços posteriores; porém, em contrapartida, impõe a execução precoce de todos os serviços enterrados na área do radier (instalações sanitárias, etc.).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
combo 3ds

Técnica em Edificações e estudante de Engenharia Civil. Idealizadora do projeto “construcaodescomplicada.com.br” que visa trazer o assunto da engenharia de forma fácil, breve e prática.