Prédio terá 70% de sua estrutura em madeira nos EUA

revit modelagem básica

Todos sabem, e estão, na verdade, até cansados de ouvir a respeito dos problemas causados pelo aquecimento global. A emissão de CO2 apenas aumenta com a velocidade com que o desenvolvimento cresce e o processo de preparação do concreto é um dos agravantes dessa grande dificuldade que o mundo passa.

Procurando adentrar a esse universo sustentável, o escritório de engenharia e arquitetura SOM (Skidmore, Owings & Merrill) desenvolveu o projeto de um prédio de 42 andares que tem nada menos do que 70% de sua estrutura trabalhada em madeira. O revolucionário Timber Tower ficará em Chicago, nos Estados Unidos. Esse índice de utilização faz com que a energia utilizada reduza até 36% e a redução do CO2 seja em mais de 75%

O SOM é conhecido pelos seus grandes arranha-céus trabalhados em vidro e aço, mas finalmente resolveu adotar a ideia de alguns escritórios de menor porte. “Arranha-céus de madeira poderiam ajudar a resolver o problema mundial crescente de prover moradia adequada para os bilhões de pessoas que estão, ou estarão, vivendo em cidades – e ao mesmo tempo enfrentar a mudança climática do futuro. Nós sabemos que precisamos construir muito mais prédios e sabemos que precisamos reduzir CO2″, foi o que disse Benton Johnson, um dos engenheiros que estão trabalhando nesse revolucionário projeto.

O sistema estrutural é chamado de Timber Frame e usa placas de madeira multi-laminada para o núcleo central, pisos e paredes, e madeira laminada colada para as colunas, que conseguem resistir às cargas de vento e ao peso de toda a estrutura. O sistema não dispensa totalmente as vigas de concreto, que devem aparecer em todos os andares em vãos determinados para dar mais possibilidades no layout dos apartamentos.

Mas não foi simplesmente calculado sem que fossem feitos vários testes antes. A companhia utilizou um prédio construído por eles em 1985, que tinha as especificações de pavimentos e altura assim como seria feito o Timber Tower, e calculou em cima de suas necessidades. Lá conseguiram encontrar a necessidade de vigas de concreto em partes como articulações para resistir à tensão. Mas mesmo assim, o avanço na sua redução é enorme. O problema com incêndios também foi tratado com muito cuidado e o projeto de prevenção foi feito.

Timber-Tower05

autocad-pacote-premium

Timber-Tower02

Timber-Tower03

  Timber-Tower

 

Fontes: Techne, Inhabitat.

Aproveite também para conhecer nossa LOJA VIRTUAL, onde você encontrará vários cursos em DVD com CERTIFICADO reconhecido pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância. Assim, além de aprender a manipular um novo software, ainda poderá usar a carga horária do curso para apresentar no relatório das Atividades Complementares de sua faculdade!!!

Logo construir + ABED transparente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.