Pernambuco irá reutilizar o esgoto como gerador de energia

.autocad-projeto-prefeitura

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou um novo projeto que vai transformar em energia o biogás liberado pelos esgotos. A intenção é que o sistema tenha potência de 200 quilowatts (kW), o sistema deverá entrar em operação até 2015 em uma das estações de tratamento da Compesa, de modo a abastecer a própria unidade.

esgoto-tratamento-pernambuco-ciclovivo

O processo de reaproveitamento será iniciado pelo confinamento dos efluentes em biodigestores, espécie de reservatório impermeável ao ar atmosférico. Neles, a matéria orgânica do esgoto é metabolizada, gerando gás metano, que, inflamável, funciona como motor para geração de energia.

Serão investidos R$ 4,6 milhões, valor equivalente aos gastos desde a aquisição dos equipamentos até a manutenção no pós-implantação.

esgoto

Transformar o metano em energia será um trabalho realizado por meio de biodigestores – que decompõem a matéria orgânica e geram o gás que funciona como combustível para o motor.

combo 3ds

O projeto faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com a parceria da Compesa e da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Governo do Estado (SRHE). É executado pela Universidade de Pernambuco (UPE), pelo Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e pelas empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda, além da Sustente Energias Sustentáveis Ltda.

Fontes: techne.pinijconline.ne10.uol

 

Aproveite também para conhecer nossa LOJA VIRTUAL, onde você encontrará vários cursos em DVD com CERTIFICADO reconhecido pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância. Assim, além de aprender a manipular um novo software, ainda poderá usar a carga horária do curso para apresentar no relatório das Atividades Complementares de sua faculdade!!!

Logo construir + ABED transparente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

autocad-pacote-premium

Olá! Meu nome é Gabriela Miranda e tenho 18 anos. Sou estudante de design de interiores e, futuramente, pretendo me formar também em arquitetura. Espero que gostem dos conteúdos que irei compartilhar com vocês. É isso.. :-)