Tomada de 3 pinos, o “Novo” padrão.

autocad-pacote-premium

…………

Apesar de não ser mais novidade, muita gente ainda não entende como funciona este padrão e por qual motivo ele foi criado. Vamos aos esclarecimentos?

Antigamente, podíamos encontrar vários tipos de plugues e tomadas nas lojas. Parecia que não havia um padrão. Com a criação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, o nosso mercado passou a comercializar apenas dois modelos de plugues e tomadas – dois ou três pinos redondos e as tomadas três orifícios de 4 mm ou 4,8 mm. De acordo com o Inmetro, esse padrão foi criado para garantir mais segurança ao consumidor, diminuindo a possibilidade de choques elétricos, incêndios e mortes.

Basic CMYK

Adaptações: 

Com a aplicação das novas tomadas, os pinos chatos  passaram a não existir, permanecendo apenas os terminais redondos. Também atualmente é proibida a fabricação dos benjamins com pinos achatados (comumente chamados de “T” por conta do formato).

Para casar novos aparelhos às tomadas de dois pinos,especialistas do Inmetro recomendam não utilizar adaptadores, pois nem todos são seguros contra choques.  O ideal é trocar tomadas e até mesmo plugues de aparelhos comprados no exterior. 

Como funciona: 

Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento (como: ar-condicionado, refrigeradores, computadores, etc.), uma vez que o terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito. Mas esse pino só terá essa função se a edificação for aterrada – desde 2006, a lei federal nº 11.337 obriga todas as novas construções a ter aterramento nas instalações elétricas.

O aterramento consiste em uma fiação, geralmente verde (ou verde e amarela), que percorre todas as tomadas de sua casa, e depois é ligado ao chão. A ligação com a terra é realizada por meio de uma ligação dessa fiação a uma haste metálica, geralmente de cobre, que fica instalada dentro de uma caixa de inspeção e espetada na terra. Dependendo do tipo de solo, essa haste pode ter de ser enterrada com mais ou menos profundidade, para garantir que haja a ligação correta do terra.

Além disso, há a necessidade de se inverter os fios fase e neutro, nas novas tomadas.

n50452eae08ead

No novo padrão de tomadas com três pinos, a fase e o neutro ficam invertidos em relação ao padrão anterior e muitos eletricistas se enganam na hora de trocar a tomada.
Os aparelhos que usam tomadas de três pinos geralmente são sensíveis e muitas vezes queimam ou passam a dar choque, com a inversão da fase com o neutro.

…….

As diferenças entre as novas tomadas:

autocad-projeto-arquitetonico

De acordo com o padrão, há duas configurações para plugues e para as tomadas. Plugues com o diâmetro mais fino (4 mm), para aparelhos com corrente nominal de até 10 ampères (aparelhos eletrônicos de médio e pequeno porte) e os plugues mais grossos (4,8 mm) , para equipamentos que operam em até 20 ampères. Essa distinção se fez necessária para garantir a segurança dos consumidores, pois evita a ligação de equipamentos de maior potência (geladeiras, freezers, fogões e outros equipamentos que possam usar 220v) em um ponto não especialmente projetado para essa ação. Além disso, é fonte de economia, pois só equipamentos que consomem mais necessitariam de uma tomada mais robusta, portanto mais cara.

tomadas-padrao-3

………

Acidentes domésticos, provenientes do uso (incorreto) dos vários padrões.

Nos últimos dez anos, o DataSUS registrou 13.776 internações com 379 óbitos e mais 15.418 mortes imediatas decorrentes de acidentes relativos à exposição a correntes elétricas em residências, escolas, asilos e locais de trabalho. Além disso, dentre os acidentados, o choque elétrico é a terceira maior causa de morte infantil.

thumb

……….

Meme da internet:

Há um tempo rola nas páginas da internet, uma pergunta do povo brasileiro, inconformado:

Sem título

……….

——————————————————————————————————————–

Fontes: InmetroMulher Uol, Tech Tudo, FolhaSJ Administração de Imóveis,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
combo 3ds

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de Turismo.