Museu do Pelé está sediado em um casarão do século XIX que foi completamente reformado, na cidade de Santos.

autocad-projeto-arquitetonico

Pelé é a grande estrela brasileira no cenário mundial quando se fala de futebol. Com 3 copas do mundo ele virou o grande Rei desse esporte é conhecido por todo o mundo.

Para homenagear o ex-jogador e atual embaixador honorário da copa de 2014, fui inaugurado no dia 15 de junho o Museu do Pelé, na cidade de Santos-SP. As memórias da carreira de Edson Arantes do Nascimento serão mostradas ao público em um casarão antigo que foi completamente reformado especialmente para isso. O imóvel de 1865 teve o projeto de revitalização feito pelo arquiteto Ney Caldotto.

mUSEU-PELÉ

O casarão recebe o nome de “Casarão do Valongo” e é uma construção realmente histórica da cidade. Além de estar localizado no Centro Histórico, já foi sede da Câmara e da Prefeitura Municipal. O prédio entrou no Programa Alegra Centro, que revitalizará a parte histórica da cidade, para que pudesse sediar a exposição, que o próprio Pelé ajudou a montar com peças pessoais.

mUSEU-PELÉ-01

O estilo neoclássico foi mantido no casarão do século XIX, mas em geral, o projeto é caracterizado por um estilo mais moderno, que deu novos ares ao local.  A fachada foi completamente restaurada e das paredes originais apenas três foram mantidas, fazendo então a recuperação e reconstrução completa da área interna do imóvel, atuando com a instalação de equipamentos tecnológicos para interagir com o publico e uma iluminação de cinema para aumentar os estímulos visuais da visita, especialmente projetados para contar essa história de vida e sucesso.

mUSEU-PELÉ-03

revit modelagem básica

A história será contada, ao todo, por nada menos que 2.545 peças. Há uma série de fotografias, vídeos, objetos (chuteiras, camisas, bolas, etc.) que foram dispostos em três diferentes blocos, todos interligados.

O bloco central tem 550 m² e faz ligação direta com duas lojas de lembranças, um café e aos sanitários.

No bloco 1 pode-se encontrar algumas exposições temporárias, como por exemplo um grande auditório em forma de esfera com 80 lugares. Lá fica também o setor administrativo, que completa os 1.405 m² do local.

O bloco 2 é onde fica a exposição fixa, com o acervo de objetos pessoais de Pelé que contarão sua história, como filmes, troféus, documentos e muito material impresso que fica exposto dentro de um cubo de vidro.

mUSEU-PELÉ-02

Os investimentos para a obra vieram de um capital misto. O total foi de 50 milhões de reais, e vieram do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Santos, de algumas empresas privadas e do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Já está inaugurado e seu funcionamento é de terça feira a domingo, das 10h às 18h. O preço de entrada é de R$ 18,00.

Fonte: aU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.