Moinhos de Vento da Holanda

revit modelagem básica

Moinho 02

Os primeiros moinhos de vento, foram criados na antiguidade, mas os holandeses aprimoraram e exploraram seus benefícios. Os primeiros moinhos, foram construídos e madeira e tiveram muitas vantagens na Holanda por ser um país de topografia plana. Eles eram usados para moer grãos, serrar, pressionar e bombear água.

Os moinhos de vento na Holanda serviam para muitos propósitos. Sua função mais importante era drenar a agua das terras mais baixar para os rios além dos diques. Assim as terras não encharcavam e podiam ser usadas para o cultivo. No século XIV, eram usados moinhos de porte oco, onde acionavam rodas de pá para drenar as terras encharcadas.

O Molen de Roos, em Delft, teve o seu primeiro moinho do tipo poste oco que no século XVIII foi reconstruído com uma estrutura e pedra. Atualmente ele está restaurado e aberto a visitas. O Molen de otter em Amsterdam, é o único moinho de serra madeira que ainda se encontra em operação.

Molen de Otter

 

Tipos de moinhos

A Holanda já teve mais de 10 mil moinhos de vento, hoje conta com pouco mais de 1000 moinhos verticais históricos. Eles são divididos em vários tipos, como o moinho de poste, moinhos de poste oco, moinhos de torre e moinho “smock” (ou “bata”, chamado assim por parecer peça de roupa).

Todos estes tipos são variações do moinho de poste, no qual é erguido um poste verticalmente ficando assim livre suas pás para ser girado conforme a posição do vento. Há também outros moinhos, que têm um espaço interior onde serve de morada para pessoas.   Há mais de 1000 moinhos de vento na Holanda, alguns são usados para drenagem de agua, como um ou dois dos 19 em Kinderdijk. O Molen de Otter, ainda é usado para drenagem em Amsterdam.

combo 3ds

Moinho 05

O molen de Valk, em Leiden, foi restaurado e é utilizado para moer grãos. Os moinhos de vento são também um museu que contam a história dos moinhos da região. Hoje com o crescimento das cidades e a construção de edifícios cada vez mais alto, os moinhos perdem a potência do vento e já não rodam como antes. Os holandeses restauraram muitos destes lugares históricos.

Na Holanda, acontece o “Dia Nacional dos Moinhos”, sendo comemorado no segundo sábado de Maio. Neste dia, 600 moinhos de vento e de água, abrem as portar para os visitantes me todo o país. Assim, todas as pessoas podem conhecer os moinhos de perto e visitar também os que não abrem mais regularmente.

Netherlands Kinderdijk Windmill Museum

Fontes: Holland.com, Portal de HolambraDucs Amsterdam

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura

Sou graduando em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Atualmente estou cursando o 9º semestre.