Mezanino ou mesanino?

.autocad-projeto-prefeitura

Bem, eu já vi escrito de três formas diferentes: mezanino, mezzanino e mesanino. Quando eu era estagiária, comecei escrevendo MESANINO… porém, a arquiteta Anna Godoy, então dona do escritório em Taubaté/SP, corrigiu-me dizendo: “É MEZANINO… não vem de MESA”. Dai, passei a escrever com Z, “ensinando” e corrigindo meus colegas da faculdade usando, inclusive, o mesmo argumento: “não vem de mesa…”

O pior é que na época eu desenhava tudo à mão, no papel vegetal com régua paralela, esquadros, caneta nanquim, usando “aranha” e normógrafos para escrever. Os cadistas mais novos não imaginam como era usar a “aranha” e uma gilete para raspar o papel vegetal quando a ponta da caneta nanquim escorregava para fora do normógrafo, riscando o desenho. Uma vez raspei tanto que furei o papel!! Haja habilidade manual para disfarçar o “furo” com fita crepe! Saiu uma pequena mancha roxa na cópia heliográfica! E pensar que ainda havia professores que eram contra o AutoCAD naquela época, assim como hoje alguns profissionais resistem à implantação da plataforma BIM.

 

Figura 1: Aranha (O Projetista)

Figura 1: Aranha (O Projetista)

 

Figura 2: Normógrafos - réguas com gabaritos de letras e números (Permuta Livre)

Figura 2: Normógrafos – réguas com gabaritos de letras e números (Permuta Livre)

 

Figura 3: Escrevendo com caneta nanquim, aranha e normógrafos (JotaCanário)

Figura 3: Escrevendo com caneta nanquim, aranha e normógrafos (JotaCanário)

 

Mas, voltando ao tema da postagem, o que vem a ser um mezanino? A definição mais criativa, concisa e fácil de entender foi uma que encontrei na seção de perguntas do yahoo“É uma espécie de sacada de prédio que fica para o lado interno da edificação”.

autocad-pacote-premium

E, para complementar, cito o comentário de  Jose Antonio Vilarta:  “Mezanino não vem de mesa, vem de mezza (meio). É o andar baixo que intermeia dois pavimentos“. Por isso,  mezanino é com Z e não com S.

Veja algumas imagens:


Figura 4: Mezanino em ambiente corporativo (Lear Metal)

Figura 4: Mezanino em ambiente corporativo (Lear Metal)

 

Figura 5: Mezanino em ambiente residencial (OLX - cidade de São Paulo)

Figura 5: Mezanino em ambiente residencial (OLX – cidade de São Paulo)

 

Figura 6: Mezanino em madeira (Dicas de Decorações)

Figura 6: Mezanino em madeira (Dicas de Decorações)

 

Por hoje é isto! Se tiver alguma sugestão de postagem, compartilhe nos comentários!

Até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
combo 3ds

Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit . Sou a idealizadora do blog Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!! Visitem meu canal no youtube para conhecer um pouquinho de meu trabalho: www.youtube.com.br/robertavendramini.