Cuidados ao alugar um imóvel

combo 3ds

Artigo 2

Quando o sonho em ter um imóvel próprio torna-se difícil de concretizar, abre-se espaço para a escolha da locação. Entretanto, depois de visitar o imóvel e escolher aquele que melhor atende suas necessidades, é preciso saber de alguns pontos antes de partir para o contrato. O principal deles é em relação aos valores e formas de pagamento:

Depósito ou caução

No depósito, pede-se um valor de 3 (três) alugueis. Em qual conta depositar tal valor? O depósito pode ser  feito na conta do dono do imóvel, da imobiliária ou em qualquer outra que esteja em seu nome. A vantagem do depósito é que o valor ganha correção e, quando você sair do imóvel, o valor integral é devolvido. Para tanto, o imóvel deve estar em ordem, não deve haver nenhuma pendência.

Seguro Fiança

A fiança não é muito adotada. Por que? Por causa da burocracia! São exigidos uma série de documentos, além do fato de  demorar quase 1 (um) mês para ser concluído. E pressa é o que todos temos na hora de alugar um imóvel, não é? Quanto aos valores, quase sempre são caros, podendo chegar ao valor referente a 3 (três) aluguéis! O seguro fiança é feito pelas imobiliárias, então, geralmente, você não tem como escolhe-las. Um exemplo conhecido de empresa que faz o seguro fiança é a Porto Seguro.

Fiador

revit modelagem básica

Esse é um ponto delicado. Afinal, você precisa de alguém que concorde em assumir o “problema” caso você não consiga assumir. Geralmente são nossos queridos pais que assumem esse papel. Parece simples, mas há uma grande burocracia por detrás dessa decisão: Além do registro, que custa por volta R$400,00, o fiador precisa de uma série de documentos. Sem contar que o fiador deva ter imóveis quitados e com registro atualizado na cidade onde você vai alugar o imóvel. Já deu pra perceber que também vai precisar de alguém de muita confiança e, principalmente, disposta em ajudar, né? Por isso, repito: Pense e repense antes de tomar essa decisão!

Para ter mais segurança na hora de alugar seu imóvel, leia este alerta feito pelo Sindicato das imobiliárias e Construtoras (Secov):  http://www.aluga.com.br/conteudoInforma.asp?IdInforma=50

Depois disso, solicite a ligação da Luz mas antes não se esqueça de verificar se o antigo inquilino, se houve, não deixou pendências na conta de Luz. A solicitação pode ser feita pela internet e geralmente leva 2 (dois) dias úteis para ser feita. Fique atento ao horário! A ligação é feita em horário comercial. A ligação de água, telefone e gás também deve ser solicitada.

Ufa! Agora só falta mais um passo: Mudar-se e ser FELIZ!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

autocad-projeto-arquitetonico

Cristã, graduanda em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté, amante da Língua Portuguesa e do universo jurídico!