Livro sobre custos e benefícios da construção sustentável é lançado pelo Secovi-SP em português!

revit modelagem básica

No dia 30 de abril foi lançado o livro “Tornando nosso ambiente construído em mais sustentável – Custos, Benefícios e Estratégias”, do especialista no estudo dos aspectos econômicos da construção sustentável, o norte-americano Greg Kats.

Numa parceria com o Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo, (Secovi-SP), o livro foi também lançado na versão em português, e disponibilizado online e gratuitamente pelo próprio portal do órgão, sendo que a apresentação desse projeto foi feita pelo diretor de sustentabilidade do Secovi-SP, Hamilton de França Leite Junior. O livro trás parâmetros que relacionam a produção das construções sustentáveis e seu custo benefício.

Livro-custo-benefício-sustenbilidade-01

O desenvolvimento do livro não é feito apenas com dados teóricos, há um embasamento prático, que foi feito com cerca de 170 edifícios certificados. Uma produção sustentável realmente tem um preço mais elevado, só que de apenas 2% em relação ao convencional. Se for pensar que, depois de pronto, o custo adicional para mantê-lo é de quatro vezes mais barato tendo em vista a economia direta de água e energia, vale muito mais a pena.

Ciro Scopel, vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP, afirma que o objetivo é espalhar esse tipo de informação, tornando-a disponível. Não apenas em prédios residenciais é que ocorre essa mudança de benefícios. Em escolas sustentáveis e edifícios comerciais também pode-se perceber melhoras. A taxa de ocupação é 5% maior e o aluguel fica 35% mais caro. O valor do imóvel cresce 64% e também percebe-se, no caso das escolas, 3% de produtividade e mais no aprendizado. Os professores são trocados com 3% menos frequência e os alunos tem 25%% menos problemas com asma e 15% a menos com resfriados.

autocad-pacote-premium

Livro-custo-benefício-sustenbilidade-02

E esse não foi o primeiro documento do tipo publicado pela empresa. O primeiro foi um caderno denominado “Condutas de Sustentabilidade no Setor Imobiliário”, que foi desenvolvido pela Secovi em parceria com o CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Há também o documento “Indicadores de Sustentabilidade Urbana”, desenvolvido com a Fundação Don Cabral.

Faça o download do livro: Tornando nosso ambiente construído mais sustentável – Custos, Benefícios e Estratégias

E visite o site da Secovi-SP clicando AQUI.

Fonte: Construção Mercado

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

autocad-projeto-arquitetonico

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.