Hidrelétrica Três Gargantas.

autocad-projeto-arquitetonico

A Hidrelétrica de Três Gargantas (ou Barragem das Três Gargantas) é a segunda central hidrelétrica com a maior barragem e represa do mundo, construída no maior rio da China, o Yang-Tsé. É a segunda maior usina hidrelétrica em energia gerada. A obra foi concluída em 20 de maio de 2006, ou seja, seis meses antes do prazo previsto. A construção causou o realojamento de 1.300.000 pessoas em três momentos (1997, 2003 e 2009) e soterrou importantes sítios arqueológicos.

 

 

 

usina-tres-gargantas-china-obras

O governo chinês aplicou um severo controle de qualidade, para garantir que a obra não tenha nenhum risco potencial em sua operação, no futuro. Entre todas as medidas, a mais importante foi a instituição supervisora independente. Xu Chunyun, engenheiro que trabalhou na entidade de supervisão disse: “Colocamos até 293 supervisores no canteiro da obra, que trabalharam 25 horas por dia, assegurando que houvesse sempre um supervisor acompanhando o processo de construção.” Além disso, quatro auditoras chinesas de prestígio trabalharam no setor, bem como outras empresas estrangeiras, entre elas a Electricité de France, o Bureau Veritas e a Empresa Spie, também da França e a empresa americana Harza.

106

A obra das Três Gargantas têm como algumas de suas funções, aprevenção de enchentes e facilitar o transporte fluvial. Por estes motivos, desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico da China. Segundo o cronograma de construção, em 2005, o reservatório começou a encher e, em novembro de 2006, foi efetuada a segunda represa provisória. A eclusa entrou em funcionamento e o primeiro grupo de geradores começou a funcionar, entrando parcialmente em funcionamento.

tres_gargantas

autocad-pacote-premium

Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade concebida passou a ser de 18.200 megawatts, ultrapassando a potência de Itaipu. Também participaram do projeto e das obras diversas empresas brasileiras de consultoria, tendo em vista a vasta experiência do Brasil com as grandes usinas de Itaipu e Tucuruí, dentre outras.

Quando a água está no máximo – 175 metros – acima do nível do mar, a reserva de água da barragem que possui 600 quilômetros de comprimento e uma largura média de 1,1 km, ficando com o volume aproximado de 39 km³ de água.  A área superficial da reserva nesse estado é de 1045 km².

Curiosidade:

Você sabia que elevar 39 trilhões kg de água a 175 metros acima do nível do mar altera o momento de inércia da Terra, ocasionado a perda de velocidade de rotação do planeta? É parecido com um fenômeno em que acontece quando um patinador encolhe os braços e gira mais rápido, e vice-versa.

Entretanto, no caso da Terra, 39 trilhões kg não é muita coisa e essa diferença, apesar de existir, é basicamente imperceptível para os habitantes do planeta. Os cientistas da Nasa usaram um cálculo para concluir que o dia deve ficar 0,06 microssegundos mais comprido com a elevação dessa massa. Também deve alterar bem pouco a posição do eixo da terrestre, em 2 centímetros aproximadamente, além de deixá-la um pouco mais alongada no equador e chata nos polos.

tres_gargantas5

3 gargantas

3 gargantas (2)

Fontes: Gigantes do mundo, Wikipédia, National Geographic

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura