Faça você mesmo – Como instalar painéis de madeira!

autocad-projeto-arquitetonico

Paredes com painéis de madeira são simplesmente lindas e ficam muito bem no ambiente, dependendo da mobília, é claro. Deixa o ambiente mais chamativo e, dependendo do caso, renovado. Confira em poucos passos como podemos fazer essa instalação.

instalando-painel-de-madeira-01

1 – MATERIAIS PARA A INSTALAÇÃO

-Placas teladas de madeira (30 cm x 30 cm)

– chapas de compensado

– prumo

– trena ou metro

– lápis de carpinteiro

– cola PVA para madeira

– serra manual (30 cm)

– furadeira

– parafusos com buchas 10 ou 12 (dependendo do tipo de parede)

– desempenadeira lisa ou espátula

2 – Antes de qualquer coisa, é muito importante forrar toda a parede onde o painel será instalado com chapas de compensado. Antes, meça a parede, marque as posições dos interruptores para que possa deixar um painel próprio para ele, que deverá ser cortado para encaixar as peças e deixe todas as placas cortadas para a instalação. Instale as chapas com parafusos e deixe-as bem firmes, utilizando as buchas próprias para aquele revestimento. Se não tiver nenhum parafuso sobrando ainda da obra, peça na loja informando o tipo de tijolo usado na construção.

instalando-painel-de-madeira-02

3 – Quando a parede estiver coberta com o compensado, pode começar a instalar o painel em si. As placas já vem marcadas e com a métrica correta, então pense em como fará para que não sobre bordas. Quando for comprar, é claro que precisará de umas extras, então não se limite a adquirir apenas as que você realmente vai utilizar.

instalando-painel-de-madeira-03

4 – Para iniciar a instalação e não ter problemas de peças que não encaixam, verifique o prumo da parede, ou seja, se ela está alinhada verticalmente, e também o alinhamento horizontal. Se realmente tiver torta você terá um bom trabalho para ver como é que as peças poderão ser colocadas sem interferir na parte visual.

instalando-painel-de-madeira-04

autocad-pacote-premium

5 – Tudo olhado? Pronto? Então comece a instalação. Passe a cola PVA aos poucos pela superfície, de metro a metro, mais ou menos, para que ela não seque. Espalhe com uma espátula e aplique as peças em sentido horizontal.

instalando-painel-de-madeira-05

6 – Já parou para pensar qual a parte que mais aparece na parede? O meio, é claro, mas as pessoas percebem muito mais a parte superior e também a lateral esquerda, onde nesse caso, fica a janela e chama mais a atenção por receber mais luz. Comece a aplicar por lá, e deixe os retalhos para o chão e para o canto menos visível.

instalando-painel-de-madeira-06

 

7 – Aplique até chegar na base, onde não terá mais espeço para uma peça inteira.

instalando-painel-de-madeira-07

8 – Retalhos são sempre difíceis, mas se for feito com cuidado, ficará perfeito e quase imperceptível. Se sua placa for telada, retire essa tela e fique com peças menores soltas. Vá medindo os espaços e marcando com o lápis na parede. Vá cortando com a serrinha e encaixando, assim como um quebra cabeças. Se tiver cuidado com os detalhes, se juntará ao todo e será imperceptível.

instalando-painel-de-madeira-08

9 – Está pronto o ambiente… já pode trazer novamente os móveis!

instalando-painel-de-madeira-09

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.