Estrutura metálica + Casa rápida com steel frame

revit modelagem básica

A construção com estrutura metálica é o setor que mais cresce no ramo da construção civil. Nos últimos anos, ela saiu do ostracismo devido as suas vantagens que se apresentam como uma boa opção ao sistema convencional. Esse sistema tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções eficientes e de ótima qualidade. Das primeiras obras – como a ponte Ironbridge na Inglaterra, de 1779 aos grandes edifícios que se multiplicam pelas cidades, o aço sempre esteve associado à ideia de modernidade e inovação.

iron-bridge

Ponte Ironbridge – Primeira ponte feita de ferro fundido.

 

Vantagens

O sistema construtivo em aço apresenta vantagens significativas sobre o sistema construtivo convencional:

Liberdade no projeto de arquitetura – Permite a elaboração de projetos arrojados.

Maior área útil – As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil.

Flexibilidade – A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.

Compatibilidade com outros materiais – O sistema construtivo em aço é compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, painéis “drywall”, etc).

Menor prazo de execução– A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais.

Racionalização de materiais e mão-de-obra– Numa obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metálica possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.

Alívio de carga nas fundações – Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações.

Garantia de qualidade – A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.

Antecipação do ganho – Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.

Organização do canteiro de obras – Como a estrutura metálica é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido entre outros à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo também o inevitável desperdício desses materiais.

Reciclabilidade – O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas.
Preservação do meio ambiente – A estrutura metálica é menos agressiva ao meio ambiente pois além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.

Precisão construtiva – Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro.

É necessário um estudo do projeto estrutural que leve em conta possíveis interferências com os projetos de instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, etc. e evitar improvisações no canteiro de obras.

É possível utilizar todas as alternativas de fechamento existentes no mercado para usar no fechamento horizontal (lajes) e vertical (paredes);

.autocad-projeto-prefeitura

Para os fechamentos horizontais

laje de concreto moldada “in loco”;

laje de painel armado de concreto celular;

laje pré-fabricada protendida;

pré-laje de concreto;

laje mista;

laje de painel de madeira e fibrocimento;

laje com forma metálica incorporada – “steel deck”. 

 

Para os fechamentos Verticais

alvenarias: de tijolos de barro, blocos cerâmicos, blocos de concreto ou de concreto celular;

painéis: de concreto celular, concreto colorido, solo-cimento, aço, gesso acartonado (“dry-wall”).

É importante deixar claro que não existem fatores de ordem técnica que impeçam o uso de estruturas metálicas em conjunto com alvenarias.

Para tanto é necessário apenas que o projetista detalhe as uniões entre os diferentes materiais o que evitará o aparecimento de patologias como trincas ou fissuras. Entre os detalhes mais comumente empregados podemos destacar:

junta pilar/alvenaria: utilização de barras de aço de espera (também conhecida como “ferro cabelo”), com 5 mm de diâmetro e 30 a 40 cm de comprimento, soldadas ao perfil aproximadamente a cada 40 cm e solidarizadas à alvenaria durante o seu assentamento;

junta viga/alvenaria: aplicar entre a face inferior da viga e a alvenaria, material deformável (cortiça, isopor ou poliestireno) arrematados por mata-juntas ou selantes flexíveis.

Com relação aos demais materiais utilizados como fechamento, é necessário consultar os catálogos técnicos de seus respectivos fabricantes, onde poderão ser encontradas informações úteis com relação às melhores soluções de detalhamento entre a estrutura e o conjunto de vedação.

Casa rápida: estrutura de steel frame

Estruturas em steel frame são compostas por perfis leves de aço galvanizados conformados a frio. Como os perfis chegam prontos ao canteiro, não há desperdício de materiais. Além disso, a execução dessas estruturas é seca e rápida.

Confira no vídeo:

 

estrutura metalica

Estrutura metálica utilizada na construção de casas

steel frame

Casas populares construídas com steel frame

estr. met.

Visita à obra com estrutura metálica para complemento deste material / Arquivo pessoal Rosimery Bizerris

 

Fontes: CBCA, Metalica, Techne

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

autocad-pacote-premium

Técnica em Edificações e estudante de Engenharia Civil. Idealizadora do projeto “construcaodescomplicada.com.br” que visa trazer o assunto da engenharia de forma fácil, breve e prática.