Tipos de fundação: estacas strauss

autocad-projeto-arquitetonico

É uma alternativa às estacas pré-moldadas cravadas por percussão devido ao desconforto causado pelo processo de cravação, quer quanto à vibração ou quanto ao ruído. Ou seja, esse tipo de estaca não transmite vibrações, parece algo estranho dizer isso, ela até transmite, mas não é uma vibração considerável, pois a parte que faz a escavação é a ponta da sonda, isso não acontece nas estacas pré-moldadas que causam vibração na hora da execução, pois o bate estaca espalha sua força cinética por toda estaca que já está em contato com o solo. Possuem diâmetro de 25 a 45 cm e são executadas através de escavação mecânica, com sonda e soquete e depois são concretadas. O equipamento da estaca Strauss é constituído por um tripé, tubos, soquetes, guincho com motor.

bate estaca strauus blog construir

O processo é bastante simples, consiste na retirada de terra com sonda ou piteira, depois introduz tubos metálicos entre si, até atingir a profundidade desejada e posteriormente a concretagem com apiloamento(compactação) e retirada da tubulação.

 Execução:

Abre-se um furo no terreno com um soquete para colocação do primeiro tubo (coroa) e depois aprofunda-se o furo com gopes de sonda de percussão. O concreto é lançado na tubulação e compactado, posteriormente os tubos metálicos são retirados com guincho.

autocad-pacote-premium

strauus

Estacas Strauss

franki

Estacas Franki

hélice continua

Hélice contínua

Strauss

Estaca Strauss em execução. Imagem Geocentro.

 

Veja o vídeo da Geosul Fundações:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura

Técnica em Edificações e estudante de Engenharia Civil. Idealizadora do projeto “construcaodescomplicada.com.br” que visa trazer o assunto da engenharia de forma fácil, breve e prática.