Entra em vigor nova norma da ABNT sobre estruturas de concreto!

.autocad-projeto-prefeitura

A NBR 118  tem como conteúdo a normatização de projetos estruturais, e entre eles os de concreto simples, armado e protendido. No ano de 2007 foi feita uma revisão, e somente 6 anos depois, em 2013, é que iniciou-se o processo novamente, e somente agora é que ficou pronto. A NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) durante o mês de abril passou a valer essa semana, no dia 29/05.

Algumas mudanças ocorreram, mas a principal foi a de introdução de um concreto mais resistente. Agora o mínimo precisa ter resistência avida de 50 MPa. Ele sempre foi utilizado em algumas obras mais importantes, era bem comum, mas não era normatizado, e agora é. Sobre a utilização de concretos portland com resistência de 55 MPa a 90 MPa foi feito também todo um detalhamento, que pode ser encontrado e executado para cada tipo de construção.

abnt3

A revisão desse item aconteceu agora, mas não será a última, como disse Sueli Bueno, a engenheira que comandou esses estudos. Já está marcada a primeira reunião para definir uma série de assuntos que, durante a discussão do texto, verificou-se a necessidade de um estudo mais específico. É a primeira vez que essa pesquisa mais contínua acontece, e justamente na que prevê as normas de estruturas de concreto, prometendo maior segurança na realização das obras.

combo 3ds

De acordo com Sueli, “o importante é a mudança de sistemática que estamos implantando. Teremos a primeira reunião técnica para estabelecermos uma lista de assuntos que deverão ser abordados numa próxima revisão para podermos estabelecer um cronograma de trabalho”. Ou seja, há algumas mudanças no assunto que podem surgir nos próximos meses.

nova norma da ABNT

Para ela, o período de pesquisas e configuração de texto foi elativamente pequeno, cerca de um ano. “É uma norma muito complexa com inúmeras fórmulas e gráficos que demandou um esforço muito grande da nossa parte e por parte da ABNT para chegarmos à configuração final”, sem falar ainda que o documento possui 400 páginas. E um trabalhão, que deve ser feito com muito cuidado.

Você pode adquirir ou visualizar, para os associados da ABNT, a norma clicando AQUI.

Fonte: Techne;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
revit modelagem básica

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.