Dicas para adquirir e mobiliar a casa com móveis antigos!

.autocad-projeto-prefeitura

O sonho da casa própria faz parte da vida da maioria das pessoas. Alguns estudantes e recém formados pensam logo em sair da faculdade e ganhar seu próprio dinheiro para montarem sua vida como um adulto responsável. Pensam em comprar um apartamento e mobiliá-lo.

Esse momento específico de mobiliar uma casa é bem complicado, porque além de ser uma coisa difícil de escolher, já que ficará ali por um bom tempo, é também caro. Sem falar que toda essa ideia de reúso e consumo sustentável conta bastante, e as pessoas frequentemente indicam a compra de usados. Eles tem uma grande carga de história e podem acrescentar muito ao ambiente, dar personalidade e beleza.

Essas peças antigas, de segunda mão, podem ser facilmente encontradas em qualquer lugar, em lojas de antiquários, de usados, feiras artesanais de reparação, bazares, etc. A beleza de muitas delas encanta, mas depois de fazer a compra pode ser que esse encanto passe logo logo quando tiver que fazer o primeiro reparo. Por esse motivo é extremamente importante  tomar cuidado e escolher muito bem as peças. Confira algumas dicas importantes para esse processo, e aprenda para não perder dinheiro quando for comprar sua mobília.

móveis-reformados-antes-depois-05

 

DICA 1 – EXERCITE SEU OLHAR, SEJA CRÍTICO.

Coisas mais antigas podem estar num estado não muito bom. O tempo pode acabar arranhando a madeira, ou deixar que o verniz descasque. Talvez ele tenha passado por um processo muito falho de restauração que acabou com sua aparência, mas nada disso significa que ele não tenha beleza ou um possível valor alto para um mercado mais atento à esse tipo de arte. Vitor Penha, arquiteto, entende que é tudo uma questão de enxergar possibilidades de recomposição da peça. “É aceitar que o que é velho pode ficar bonito”, argumentou ele, que trabalha com esse tipo de reforma.

A dica do arquiteto para os que estão apenas começando é ir às lojas procurando um móvel bem específico. Com o passar do tempo já terá a facilidade de chegar lá e ver as possibilidades sem nada em foco.

Veja esses dois exemplos de antes e depois de móveis, que foram pegos em um estado péssimo e completamente transformados:

móveis-reformados-antes-depois-01

A capacidade de encontrar o móvel que pode ser transformado é completamente dependente de um olhar curioso e cuidadoso. De acordo com Gustavo Calazans, outro arquiteto que apoia o movimento de reaproveitamento dos móveis,  “às vezes, você vê uma peça com um desenho que ultrapassou o tempo e enxerga a durabilidade do móvel acima de qualquer tendência”, ou seja, o móvel está lá, parado no tempo, mas ainda tem muito o que ser utilizado e durará por muito tempo após adaptado a uma nova realidade, e isso deve ser enxergado pelo comprador. A dica para aguçar essa sua visão para a escolha é visitar sites que abordem o assunto, pesquisando sempre modelos já prontos. Um deles pode estar numa loja de usados que você já visitou e ser a chave para aquele espaço vazio no seu quarto novo.

móveis-reformados-antes-depois-02

 

DICA 2 – EXAMINE BEM OS MÓVEIS.

Lojas que vendem produtos usados nem sempre são confiáveis. Algumas ainda apresentam garantia de qualidade do produto e por isso não há problema em comprar. Outras não trabalham dessa maneira, e o único jeito é confiar no lojista de que é realmente antigo e que é produzido com o material que ele diz ser. Algumas vezes eles não farão essa descrição com boas intenções, e se não examiná-lo muito bem, pagará um valor ‘x’ por um móvel que vale, na verdade, “x/3″. Procure frequentar lojas com garantia e as que seus amigos, familiares ou até mesmo conhecidos já tenham ido.

autocad-pacote-premium

Olhe sempre os objetos de perto, procurando imperfeições e verificando se ele está bem ‘firme nas bases’. Abra e feche as gavetas, portas ou o que quer que tenha com dobradiça ou de correr. Retire, se possível, examine dentro, em cima, embaixo, na frente e atrás. É muito bom saber como está todo o objeto. Se for um móvel de sentar, sente nele. Caso seja de mola veja a consistência delas, e perceba se os pés permanecem no local ou se se movem.

Lembre-se que materiais de madeira podem ser atacados por cupins, e os de metal podem sofrer algum tipo de oxidação que interfira na estrutura, então não deixe que esses detalhes simples e muito importantes passem despercebidos.

Isso que você observará também será uma ajuda na determinação do preço do objeto. Se tiver garantia será um pouco mais caro, e alguns comerciantes podem até resistir à descontos, mas não custa nada tentar, afinal, o custo sempre pode ser um pouquinho reduzido, ainda mais se precisar de reforma.

Antes de fechar contrato, veja com o comerciante quais são os produtos inclusos no pacote, tal como a garantia de devolução. Se depois que tiver comprado encontrar cupins, certamente eles não vieram de uma hora para outra e você deve devolver. Alguns contratos não permitem isso, e acabam dando um prejuízo considerável ao comprador no final de contas. Tenha o contrato assinado e em mãos para caso seja necessário.

moveis-antigos-cardeal-arco-verde

 

DICA 3 – A REFORMA DOS OBJETOS

Reformas: Por quê tão caras? É, os menores reparos podem custar uma fortuna no final de tudo. Pintar, trocar o estofado ou o forro, consertar uma gaveta aqui, uma dobradiça ali, e no fim já gastou mais do que com a própria peça.

Já que é tão caro, por que não utilizar umas técnicas próprias e procurar tutoriais de “faça você mesmo”? Nós, aqui no blog mesmo, já postamos várias delas. A última foi de como envernizar um móvel, perfeito para a situação e pode ser acessado clicando aqui.

Vamos lembrar também que nem todo móvel comprado precisa de reparos. Alguns deles podem até dar um charme a mais, e outros podem descaracterizar a peça, e talvez não seja isso que você esteja procurando.

A nova onda do design conta com estampas coloridas e modernas, e outras pessoas ainda preferem o ambiente clean, bem branco e limpo. Você pode fazer qualquer um dos dois e contar com as formas e curvas dessas antiguidades, e que hoje não encontramos mais em qualquer lugar.

móveis-reformados-antes-depois-04

móveis-reformados-antes-depois-03

Fonte: UOL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
combo 3ds

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.