Qual o principal fator de deterioração do concreto?

combo 3ds

O concreto produzido com o cimento Portland é considerado simplesmente o segundo material mais utilizado pela humanidade. Atrás dele, somente a água. Isso mostra o quão importante ele é a necessidade de ser um produto duradouro, o que não está acontecendo. Pesquisas revelam que algumas estruturas estão sofrendo deterioração muito rápida, reduzindo significativamente a vida útil da estrutura e pondo em risco a vida das pessoas que ali frequentam, seja para âmbito comercial ou residencial.

O concreto tem várias características básicas, que independente de qual seja e para qual ocasião foi produzido, estarão ali. Uma delas é a presença de pequenos poros, espalhados por toda a sua superfície. E por qual motivo isso acontece?concreto poroso

Os motivos são diversos, e podem ocorrer durante todo o processo de fabricação e também assim que se escolhe os materiais para essa mistura. Um deles é a grande quantidade de água, que pode impedir o ponto correto para o manuseio. Pode também ser gerado por erro na dosagem de insumos, pela incorporação de ar na mistura, etc. Esses poros são naturalmente ligados, mas quando isso ocorre, torna o concreto permeável, estando então vulnerável à entrada de agentes como gases e líquidos, que podem iniciar o processo de deterioração.

Embora saibam que isso acorra, não é algo que pode ser facilmente resolvido, pois é da natureza do material e também depende muito da localização. O mesmo concreto poderia estar em perfeitas condições no lugar “X” após 10 anos, e no mesmo período já poderia estar comprometido em uma localidade “Y”, tendo como referência que eles sejam executados de maneira ‘perfeita’. Além da umidade relativa do ar, precisa-se também levar em conta a periodicidade de chuvas, a temperatura média, a quantidade de substâncias agressivas encontradas no ar, orientação dos ventos, etc. Tudo que envolva o meio ambiente e que entre em contato direto com a estrutura pode interferir em sua vida útil.concreto poroso-2

.autocad-projeto-prefeitura

E qual desses fatores é mais prejudicial? Depende muito, pois apenas um não é suficientemente agressivo para interferir tanto. Deve ser uma série de fatores, que apoiados pela permeabilidade, acabam danificando o material. E o que podemos retirar disso tudo? Se o concreto foi impermeável, ele não estará tão exposto a certos fatores e também durará muito mais tempo. Se não há como combater os fatores de influência ambiental, o que sobra para solução é se proteger deles da melhor maneira possível.

A porosidade do concreto é certamente o fator mais importante na prevenção contra as ações deteriorantes. Mas como seria possível, se essa é uma característica comum em qualquer tipo de mistura? Pois não depende somente de ter ou não poros, depende também do diâmetro pelo qual se estende, de sua distribuição através de um certo espaço, de sua continuidade, que abre caminho para que os fluidos passem, etc.

concreto poroso-3

E para quem não entendeu ainda como os poros podem influenciar, é simples. Ele normalmente está protegendo uma armação de aço, que quando entra em contato com a água gera reações químicas que acabam expandindo-o, o que pode causar uma quebra do concreto e também a expansão e a degradação de toda a estrutura. Quando falamos apenas do concreto, é simples também entender que grandes poros e com uma grande fila interligada acaba por acumular água, o que também afeta-o negativamente.

   concreto poroso-4

Fonte: UFMG

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

autocad-projeto-arquitetonico

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.