Além de muro de alvenaria, conheça outras opções para demarcar seu terreno

autocad-pacote-premium

…..

Muitas vezes em um projeto, a implementação de um muro de divisória pode acabar com a estética daquilo que foi planejado. Mas será mesmo necessária a construção de um muro de alvenaria como demarcação dos limites do terreno?  

Nosso blog – assim como muitos engenheiros e arquitetos – responde: Hoje em dia isso não é mais obrigatório!!!   Lógico que varia de acordo com questões do tipo segurança, privacidade e proteção de animais (fuga ou invasão), isolamento acústico, mas há outras opções que podem ser levadas em consideração!!!

Algumas soluções para quem não quer colocar muro de alvenaria :

 

Grades ou cercas: 

São muitas as  possibilidades, e mais ainda são os materiais que podem compor uma grade ou cerca.  Vergalhões corrugados ou lisos, perfis, tubos metálicos, peças de madeira e outros materiais podem variar em dimensões, orientações, desenhos e até composições de materiais diferentes para alcançarem o resultado desejado.

grades 007

Opção de grade e alvenaria.

 

dsc00017a

Cerca de trilhos . textura.

 

cerca-5526

 

 Gradis, alambrados e chapas perfuradas

Os gradis podem compor o guarda-corpos de sua obra e virarem elementos de isolamento, por exemplo. São comprados prontos e parafusados entre si, e ficam especialmente bonitos se associados a trepadeiras e outros tipos de vegetação.

Os alambrados, executados por mão de obra especializada, não costumam ser caros e são erguidos muito rapidamente. São ótimos para controle de animais e permitem muita visibilidade. Algumas vezes podem ser associados a muros, para realizar uma divisão mais alta entre prédios, por exemplo, garantindo a boa iluminação e ventilação das áreas comuns, mas mantendo o isolamento físico.

As chapas perfuradas são muito utilizadas em portões nas cidades brasileiras. Possuem uma infinidade de variações de tipo, quantidade e desenho de perfurações, e variam desde aspectos bastante transparentes até fechados.

Cerramiento chapa perforada

Exemplo de chapa perfurada

 

IMG_0235

Chapa perfurada como fachada de estabelecimento comercial

 

DIGITAL CAMERA

Alambrado e cerca viva

 

Cercas Vivas

combo 3ds

Antes de escolher por essa opção, não esqueça de que há os cuidados usuais para o plantio como adubo e rega, a serem considerados. Apesar disso,  esta é uma solução muito econômica que pode garantir um excelente isolamento visual, com um ótimo efeito estético. Sem contar que é uma prática sustentável, desde que não se introduza espécies estranhas em um ecossistema equilibrado. Dê preferência a utilização de plantas que tenham volume de copa desde a base do tronco, como é o caso do pinheirinho (Cupressus lusitanica) e do sansão do campo (Mimosa caesalpineafolia), espécies muito utilizadas para este fim.

A sansão do campo chega a cerca de 300 espinhos por metro quadrado, além de ter troncos bem próximos que evitam até que animais pequenos os atravessem. Por isso mesmo devemos tomar cuidado e evitar plantar em locais onde tenha animais de estimação. Essa planta chega a atingir 2 metros de altura apenas no primeiro ano.

Outras opções:

Maricá: Como o sansão-do-campo, cresce rápido e “fecha” a área. Tem porte de cerca de 5 metros de altura e possui espinhos;

Murta: Não “estoura” calçadas e o verde brilhante das folhas valoriza a estética da cerca. Tem crescimento lento e é fácil de ser podada. O ponto negativo é que é hospedeira do inseto transmissor da doença greening, que ataca pomares de citros;

Hibisco: Planta de crescimento rápido, tem outras vantagens como a facilidade de ser podada e a beleza das flores;

Jambolão: Planta de crescimento rápido, atinge até 15 metros de altura. Por ser uma árvore frutífera, atrai muitos pássaros (sabiás, bem-te-vis, saíras, sanhaços) e morcegos;

Iúca: Planta de crescimento moderado, com porte de até 5 metros de altura. Como cerca-viva, protege o local com suas folhas pontiagudas, que espetam;

Outras opções: Bambu, nim, fícus, primavera, eucalipto.

Como é algo vivo, lembre-se de manter a manutenção em dia (o que vai gerar um certo custo por mês).

pinheirinho

pinheirinho (Cupressus lusitanica)

 

20131106sementes-de-cerca-viva-cotoneaster-acutifolius-p-mudas_mlb-f-3578999040_122012

sansão do campo

 

É importante lembrar que qualquer tipo de  fechamento de terreno está sempre sob regulamentação de legislações específicas. No caso das cidades, a altura e dimensões dos muros ou outros fechamentos estão presentes no código de obras. Já no caso de condomínios fechados, a norma que rege as dimensões e até tipo do isolamento permitido sempre constam no regulamento interno do condomínio, e devem ser seguidas a risca.

 

———————–

Fontes: Mulher UOL, Jardineiro.NET, Estadão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de Turismo.