Conheça o método de gestão PDCA

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Um dos momentos mais importantes da criação de um projeto da engenharia, é saber como ele será feito e de que maneira será organizada a sua produção. Para isso, há métodos que podem ser utilizados, não só nas engenharias, para auxiliar os profissionais na prevenção e solução de problemas ou na organização de toda a produção. Um desses métodos é o Project-Do-Check-Act, ou PDCA.

O PDCA, do inglês PLAN (Planejar) – DO (Executar) – CHECK (Verificar) – ACT (Ajustar), também conhecido como Ciclo de Demin ou Ciclo de Shewhart, é um método de gerenciamento de processos e produtos no qual, em quatro passos básicos, busca-se garantir a melhor eficácia desse projeto, desde a elaboração ao momento de sua finalização.

PDCA

O primeiro passo é o PLAN (Planejamento), e nesse momento os objetivos do projeto serão minuciosamente traçados, estudando, então, maneiras mais eficientes de alcançá-los, já prevendo as possibilidades de erros e mudanças, agindo então para evitá-los de modo que os outros passos aconteçam de forma mais natural e sem novidades. Nessa fase deve-se investir muito tempo e pesquisa e já inicia-se o processo de testes em pequena escala. É necessário colocar em pauta todos os detalhes, como por exemplo: o que, quem, quando e onde será realizada uma determinada etapa, e qual o resultado esperado dela, apontando não apenas o desejado, mas também todas as possibilidades que necessitariam de mudanças.

Após o planejamento, inicia-se o segundo passo, o DO (Executar). No momento de execução, o projeto começa a sair do papel, e os estudos feitos no primeiro passo começam a ser aplicados, mobilizando uma equipe que fará as prescrições e que coletará todos os resultados obtidos para que seja feita a análise a ser usada nos dois próximos momentos, determinando o que deve ou não ser feito e que medidas deverão ser tomadas/adotadas para que ocorra tudo como o planejado.

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Depois que acontecer a coleta de dados, o processo de verificação (CHECK) começa a acontecer. Comparam-se os dados coletados na execução do projeto com os dados previamente determinados no primeiro passo do processo de elaboração, chegando ao resultado final e verificando se as metas foram atingidas. Deve ser feita uma listagem, caso haja, do que ficou fora dos padrões esperados e de todos os imprevistos ocorridos, dos materiais usados, e dos resultados obtidos, relatando em pauta tudo que deverá acontecer no passo dos ajustes (ACT).

Depois da análise e comparação de todos os dados obtidos e esperados, o momento de ajuste é iniciado. A equipe trabalha, então, modificando o que está feito, visando atingir as metas pré-estabelecidas, melhorando o que for preciso e recolhendo o necessário para obter o relatório final. É nada mais do que o processo de correção de falhas reversíveis que podem vir a aparecer. As falhas irreversíveis serão estudadas de modo a entender o impacto que podem ter causado no final do projeto.

PDCA (2)

Depois de todos os passos serem executados, está pronto o projeto. Sua finalização consiste em analisar até que ponto as metas foram atingidas e se as previsões feitas no planejamento estavam corretas.

 

Material de apoio: WikipediaScribdInfoEscolaMECSampaioSlideShare

 

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Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.