Em comemoração aos 40 anos de sua fundação, o Teatro Guaíra, em Curitiba, será reformado!

revit modelagem básica

O Teatro Guaíra fica na cidade de Curitiba, no Paraná. Sua construção iniciou-se no ano de 1952 e foi inaugurado anos depois para comemorar os 100 anos de emancipação política da cidade onde foi construído, fato muito importante para a história do povo local.

teatro-guaira-08

Projetado pelo arquiteto Rubens Meister, o teatro é desde 2003 tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná e consiste em um “complexo” de auditórios. São três, o Guairinha (Auditório Salvador Ferrante), inaugurado em 52, o Guairão (auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), inaugurado em 74 e o miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, que foi aberto para a realização de eventos em 75. Os três espaços, somados, totalizam uma área de 16,9 mil m², e contabilizam 2.757 lugares.

teatro-guaira-00

Todos os três recebem várias atividades culturais de Curitiba, como a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Companhia de Dança e a Escola de Dança de Curitiba.

Há pouco tempo foi divulgado que todo o teatro receberá uma grande reforma de revitalização. Essa obra será dividida em algumas etapas e o financiamento será feito com iniciativa privada. Ele, como um dos principais pontos históricos da cidade, não será completamente fechado. O projeto tem custo estimado com R$ 2,8 milhões, e partirá da empresa Renault do Brasil. A empresa vem investindo em teatros há algum tempo, que acaba levando o seu nome por determinado tempo. A estimativa é que até dezembro esteja tudo pronto, aproveitando então para comemorar os 40 anos de fundação do local.

teatro-guaira-01

Desde 1970, quando passou por um incêndio, mas nem havia sido completamente aberto ainda, é que o teatro não recebe reparos. Em atividade, é a primeira vez.

A licitação de reforma foi lançada desde 2012, onde os projetos foram apresentados e os escolhidos foram da empresa PJJ Malucelli. Neste há como objetivo a modernização, adaptação e adequação a um contexto histórico, é claro. Será feito todo um trabalho de impermeabilização de todos os auditórios, isolamento acústico, recuperação de redes elétrica e hidráulica, remodelamento do sistema de carga e descarga de peças e artigos da peça e também na modernização da cenotecnia, imagem, sonorização, iluminação cênica, camarins, que devem ser melhor equipados, e também as portarias.

autocad-projeto-arquitetonico

teatro-guaira-06

 

teatro-guaira-05

A primeira fase fará mudanças no interior, mas nada que vá contra a legislação que determina os tipos de intervenções feitos em um patrimônio tombado. No Guairão as mudanças serão para os espectadores. As cadeiras serão completamente reformadas, com troca de engrenagens, recuperação da estrutura em madeira e troca do revestimento de tecido. O auditório também receberá novos carpetes e novas cortinas. No Guairinha não haverá, pelo menos agora, a troca de cadeiras, mas todas as cortinas também serão substituídas.

teatro-guaira-07

teatro-guaira-04

teatro-guaira-03

teatro-guaira-02

 

 

Fonte: PiniWeb

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.