Casa rápida: casa de madeira

.autocad-projeto-prefeitura

Esse tipo de construção é muito comum em cidades mais frias, as casas em madeiras conseguem manter a temperatura ambiente, assim, no inverno elas se mantêm aquecidas e no verão mais resfriadas.

 

Casa em madeira / Imagem: belascasas

Casa em madeira / Imagem: belascasas

 

Para fazer uma casa inteira de madeira é preciso realizar um tratamento químico no solo ao redor do terreno para driblar o cupim. A madeira também tem que ter sido passada por um processo completo de secagem, o que não ocorre com todas elas. O consumidor leigo tem de observar se a madeira parece úmida antes de comprá-la; caso ela pareça, evite adquirir.

casa-madeiracasa-madeira-simples casa-madeira-modernacasa-madeira-2

Curiosidades da madeira

O primeiro pensamento sobre esse tipo de construção é: Pega fogo?

A madeira não pega fogo “sozinha”, geralmente os incêndios são causados por causas externas ou crime.

Se for bem conservada, a casa de madeira pode durar séculos.

A capacidade da madeira de  absorver calor é 10 vezes menor que o cimento e 40 vezes menor que o tijolo.

 

 Tipos de madeiras (algumas madeiras nobres)

Maçaranduba

Aroeira

Ipê

Jatobá

Itaúba

Peroba-rosa

Pau-ferro

Eucalipto

autocad-projeto-arquitetonico

 

Noções da natureza da madeira

O comportamento da madeira na compressão, na tração, na flexão, no cisalhamento; o fendilhamento , a retração , o inchamento; a possibilidade de tratamentos preservativos ou para melhorar as características da madeira, tem suas causas e limitações na constituição da madeira. A madeira é um material muito complexo, não se podendo a rigor examinar sua constituição molecular, mas a das substancias que a constituem é possível e até necessário. Parte preponderante das características físicas e de resistência mecânica da madeira tem sua razão de ser na estrutura molecular da celulose e da lignina , as quais representam cerca de 90% das substancias componentes da madeira. A celulose é a substancia preponderante (60 a 70%) na madeira.

madeira

Interligando a celulose e preenchendo vazios existe a lignina, a segunda substancia constituinte da madeira, perfazendo de 15 a 35 % de sua estrutura.O resto dos constituintes são hemiceluloses, açucares, albuminóides, resinas, taninos, amidos e matérias minerais que se encontram nas cinzas. As características físicas da madeira são o resultado da associação da celulose e da lignina.

Maior percentagem de lignina representa diminuição de absorção de água e o aumento da estabilidade dimensional. Pode-se dizer que a lignina na madeira faz o trabalho do cimento no concreto.

madeira

 

Acompanhe as imagens de uma casa de madeira construída em São Paulo – Brasil, casa projeto personalizado com 3 suítes, 239m² e garagem estilo americana para 4 carros. Veja no vídeo:

 

Fontes: BelasCasas, Construirmaispormenos

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
revit modelagem básica

Técnica em Edificações e estudante de Engenharia Civil. Idealizadora do projeto “construcaodescomplicada.com.br” que visa trazer o assunto da engenharia de forma fácil, breve e prática.