“Casa Flutuante”. Uma Residência em Balanço

autocad-pacote-premium

Vista Frontal 01

A “Casa nos Ares”, foi desenvolvida pela economia e pela funcionalidade. Seu partido arquitetônico foi pensada para atender um casal jovem, que acaba de ter seu primeiro filho.  Sua forma, também está adequada as condições climáticas do local. A frente do terreno está voltada para o norte, possuindo ao seu redor, uma vegetação alta e  densa. O local, no inverno tem vento muito frio vindo do sul, mas no verão as temperaturas são de 35° C. Assim, a residência deveria tanto proteger os moradores dos ventos, quanto oferecer conforto térmico nos dia quentes.

03

Para a residência se integrar as copas das arvores e ao entorno verde, as salas de estar e jantar, os dormitórios e a cozinha, se concentraram em um único bloco. Este bloco está suspenso a 2,80m do solo, preso apenas por pilares estruturais. Também são fixados através de elementos metálicos, outras duas caixas posteriores, que encontram-se suspensas a 0,80m do solo. Estas caixas, servem de contrapeso ao volume principal, onde uma destes volumes abriga a escada da residência e a outra abriga a área de serviço.

06

Sob a Casa Flutuante, está a área de convivências com 80m² com acabamento rustico. O piso é de cimento queimado e não possui nenhuma interferência de elementos estruturais. A área esta ligada a um gramado ao seu redor, onde 99,58% permanece livre. A residência toca ao solo, em apenas 1,7m², sendo que o terreno possui 420m² e a área construída em balanço 180m².

Area de lazer

A residência possui empenas cegas voltadas para leste e oeste e aberturas norte e sul. Os vãos são compridos e acompanham as fachada de 16m, com janelas máximo-ar de vidro, proporcionando iluminação natural e ventilação abundante.

Na parte interna, os ambientes foram divididos por paredes de alvenaria que não chegam ao teto, isto para aumentar a sensação de integração e iluminação natural, favorecendo também a circulação de ar entre os cômodos.

12

No espaço interno, possui uma viga que acompanha todo o comprimento da residência. Esta viga também é utilizada como um balcão e mesa para trabalho, apoio de cozinha e para refeições rápidas. Entre o bloco principal e os contrapesos, há um espaço um tipo de varanda fechada por vidro que possui uma visão ampla de todo o terreno e aumentando a percepção da escala da residência.

11

revit modelagem básica

08

 

 

FICHA TECNICA
Identificação da obra House in the Air
Localização Luque, Paraguay
Area do Terreno 420m²
Área Construida 180m²
Inicio do Projeto 2008
Conclusão da Obra 2010
Projeto TDA Arquitetura
Equipe Sergio Fanego, Larissa Rojas e Miguel Duarte
Colaboradores Alberto Martinez, Silvio Vazquez, Gizella Alvarenga, Hugo Lopez, Antonio Noguera e Alfonzo Avalos
Projeto Estrutural (Concreto) TDA e Enrique Granada
Construção TDA e Enrique Granada
Cálculo Estrutural Enrique Granada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANTAS E CORTE

Pavimento Inferior

Pavimento Inferior

 

Pavimento Superior

Pavimento Superior

 

Corte Esquemático

Corte Esquemático

 

Fonte: UOL – Casa e Decoração

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

autocad-projeto-arquitetonico

Sou graduando em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Atualmente estou cursando o 9º semestre.