Abril fecha com baixa geral no preço dos imóveis!

combo 3ds

Você sabe o que é o Índice FipeZap? Ele foi criado em 2008, numa parceria entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e o site Zap Imóveis, que atua em grandes cidades brasileiras e acompanha quais os preços por metro quadrado de cada uma delas. Por mês, mais de 290 mil residências que estão para chegar ao segundo dono são anunciadas. A Fipe também coletou, para entrar nos dados do índice, dados de outros sites e também os divulgados pelo IBGE com o passar dos anos.

Visão urbana de Florianópolis

Visão urbana de Florianópolis

Esse órgão liberou recentemente o levantamento dos preços de imóvel de abril de 2014, e incrivelmente houve uma baixa de preço em 15 de 16 cidades que vem sendo acompanhadas. Em geral, o metro quadrado ficou apenas 0,5% mais caro do que em março. Mas como assim então houve uma baixa de preço? De acordo com Boletim Focus, do Banco Central, a inflação subiu 0,80% nesse período, e se o aumento foi menor do que a inflação, os preços em termos reais caíram.

As cidades monitoradas são divididas em duas categorias. No Índice FipeZap Composto estão São Paulo, Rio de Janeiro (Ambas desde 2008), Belo Horizonte (2009), Fortaleza, Recife, Salvador e Distrito Federal (as quatro desde 2010), já no Índice FipeZap Ampliado estão as cidades que entraram depois do ano de 2012, que foram as três cidades do ABC Paulista, Niterói, Vitória, Vila Velha, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. Este último plano teve seus dados lançados pela primeira vez apenas em 2013 e vem sendo atualizado até hoje.

revit modelagem básica

Analisando os dados foi possível perceber que nas três capitais que ficam no Sul houve queda e os proprietários vem pedindo preços um pouco menores por seus imóveis em abril em relação ao que estavam em março.

De todas as cidades a única que teve aumento maior que a inflação, de 1,38%, foi Fortaleza, que então aumentou em abril o preço de seu metro quadrado.

Esses números são todos uma novidade, já esse foi a menor valorização mensal desde 2010, quando os dados foram apresentados pela primeira vez. Nem no Composto e nem no Ampliado havia sido registrada uma queda tão significativa desses valores.

Confira essa tabela que apresenta os valores de metro quadrado em abril de 2014, apresentada pelo índice:

Capturar

E veja também a variação mensal desses valores de abril, março e nos últimos 12 meses:

Capturar2

Fonte: EXAME

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.autocad-projeto-prefeitura

Rafael de Oliveira Bolonha

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.